-->

terça-feira, 16 de junho de 2015

Garfada adicional em seu contracheque, filiado do Sinditest!

Cerca de cem pessoas baixaram a cabeça e disseram ‘sim’ à cobiçosa proposta da Diretoria do Sinditest de extrair mais 0,5% do contracheque do filiado, na assembleia da manhã de hoje no RU.  A pretexto de constituir um novo Fundo de Greve.  Somente um servidor disse ‘não’ e uns cinco se abstiveram.

Depois de aprovar a dobrada na mensalidade sindical na farsa do “Congresso do Sinditest” de novembro de 2014, a Diretoria percebeu a docilidade de uma parte da base que vai a assembleias.  E aproveitou para de novo meter a mão no bolso dos trabalhadores. Já tramavam isso desde o começo do mês e este Blog comentou a intenção.  Como se o atual caixa do Sinditest, depois de aumentado em 100% desde abril deste ano com o novo percentual de desconto (1% sobre o VB), estivesse anêmico!

Na assembleia desta manhã, foi distribuído um impresso com o título  “Demonstrativos de Fundo de Greve 2015”, segundo o qual as despesas de maio/2015 até hoje já passam dos 71 mil reais.  Justifica? Tem até gasto de 1.500 reais com auxílio-creche.  Nem a Prestação regular das Contas do Fundo de Greve de 2014 foi feita até hoje (apenas esses “Demonstrativos”, sem detalhes e sem debate).

Era perto do meio-dia. Assembleia semi-esvaziada. Os servidores Bernardo Pilotto, Rufina (tesoureira atual) e Márcio (vice-presidente do sindicato) argumentaram a favor da nova garfada no contracheque.  Contrariamente, e defendendo que esse debate sobre o Fundo de Greve deveria ser adiado, estoicamente apenas o servidor Gessimiel “Paraná”.  Justa a disputa, não?  Três contra um.  Na hora do regime de votação, sequer se deu chance à defesa de proposta, uma para cada lado.  A votação assim encaminhada deu no que deu.  Mas tinha gente constrangida votando a favor...

Fica como interrogação se essa decisão de cem pessoas da categoria na assembleia vale pelo conjunto dos 5 mil filiados que sequer sabiam que Fundo de Greve seria ponto de pauta hoje.  Existem interpretações legais que demonstram que, sem anuência expressa individual de cada servidor, ninguém pode aplicar descontos sob uma nova “rubrica”, no caso o Fundo de Greve, também não previsto no “novo” Estatuto do Sinditest.


Não basta a inflação nacional. Não basta a alta de preços ainda maior no Paraná devido ao brutal aumento de impostos aplicado pelo (des)governo Beto Richa.   Ainda vem o sindicato - não saciado com a dobrada da mensalidade sindical - e agora aplica mais 0,5% de desconto sobre o vencimento já arrochado.  Vai ter servidor descontando mais de 50, 70, 100 reais/mês para o Sinditest.  Comemorem, filiados! 

Nenhum comentário: