-->

terça-feira, 22 de maio de 2012

Com muito atraso, Sinditest faz assembleia exclusiva sobre eleições da Reitoria

Na quarta-feira, 23, a partir das 09h30, ocorrerá assembleia geral do Sinditest no Anfiteatro 100 do prédio de Humanas/Educação.  A pauta exclusiva é a eleição para a Reitoria deste ano, destacadamente o debate de possíveis novas regras para a disputa.  Esse assunto já apareceu em assembleias anteriores do sindicato, mas sempre dividindo espaço com vários outros itens de pauta, prejudicando um debate mais profundo. Por isso dizemos que esta assembleia surge com atraso.

Na Comissão Paritária de Consulta, algumas propostas surgiram para modificar o Regimento de eleições anteriores. Duas delas, defendidas por este Blog: o alistamento prévio dos eleitores realmente interessados em participar da consulta direta e restrições ao marketing político de cada candidatura.  O movimento estudantil recoloca sua proposição de "paridade qualificada", pela qual se muda a fórmula de cálculo da votação obtida por cada candidato/a, levando em conta somente o número de membros de cada categoria que foram votar e não o universo total de cada categoria.  Outra proposta é a eleição em 2 turnos (desde que haja mais de duas candidaturas).  Além disso, há um debate sobre a data prevista para a eleição (em agosto), pois pode haver influência das possíveis greves de docentes e técnicos se estendendo até o começo do segundo semestre.

Quantas pessoas da comunidade da UFPR realmente sabem dessas propostas?  Uma parcela bem pequena, e mesmo assim  o debate dentro dela não é dos mais aprofundados.  Uma pena, pois mais esta eleição poderia ser oportunidade para repensar os processos da democracia universitária, mas vários sinais indicam que as coisas se darão com atropelo e disposição conservadora dos organizadores e realizadores da consulta.

7 comentários:

meri disse...

Dodo segue informes da assembleia da FUNPAR hoje.
Hoje fui voto vencido em nossa assembléia estavam presentes 125 funcionários Funpar. Não foi aceita a contra proposta 7,25 de reajuste 16,30 VA 240,00 de auxílio creche, proposta pela Reitoria para o reajuste dos salários. Com dizem sou uma liderança que reconhece a derrota. 50 funcionários funpar votaram pela greve, 20 votaram por não, então amigo, aos funcionarios Funpar que acreditam que esse sinditest que ficou 90 dias em greve da reitoria e não coneguiu nada,acham que a Funpar vai ter sucesso.Só me resta dizer aos funcionários funpar que votaram hoje pela greve Desejo de coração que eles estejam certos. Mas depois de 21 anos neste HC, discutindo o ACT, desisto de lutar, o Sinditest quer levar o ACT para Dicício, Abraços.

Anônimo disse...

Bem tenho solicitado as pessoas que participem desse debate, afinal vamos escolher o proximo Reitor, mas a contar da nossa assembléia do ACT, duvido que seja feito realmente um bom debate sobre as regras, e não vamos esquecer que amanha também terá assembléia dos docentes e dos alunos para debate da mesma pauta.
Mas já me informaram que em nenhuma reunião os Diretores indicados pelo Sinditest, tem participado das reuniões, somente os técnicos eleitos pela categoria. Será mesmo que a Diretoria do Sinditest esta preocupada com isso? tenho as minhas dúvidas
Abraços

Dodo disse...

Obrigado pelos informes, Meri.

meri disse...

de nada, as ordens
bjs

MEDEIA disse...

Certamente a Diretoria do Sinditest chamou assembléia pra discutir eleição de reitor apenas como "proforma", pois tá na cara que eles nao tão nem aí pra essa eleição, mesmo porque nenhum dos até o o momento candidatos ( Zaki e Tarcisa) representam quaisquer anseios dos Psolistas e Pstuistas. Pra que levar a luta en~tão? Heheeh
Só como figura decorativa mesmo!!

Pé frio disse...

Tá coberta razão Medéia. Pra que lutar e fazer o enfrentamento se os dois possiveis candidatos não fazem parte do contexto. Mais ou menos daquele jeito: "deixa a grama do vizinho crescer, depois eu vejo como fica a minha"!

meri disse...

Concordo com a Medeia e o Pé frio, para esse povo do Sinditest, o que conta é greve, greve e greve, viagem, viagem Fasubra Fasubra, e na hora de fazer o que eles devem fazer que negociar com o Patrao, negociar com o Governo e discutir eleição pra Reitor, não sabem fazer.