-->

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

"Sem demagogia", presidente do Sinditest vai direto ao ponto (eletrônico)

Acaba de ser publicada (há 1 hora atrás) no site do Sinditest uma nota sobre o badalado tema da implantação do ponto eletrônico associado à jornada flexibilizada para 30 horas semanais.  No final não há uma assinatura, mas no corpo do texto se percebe a autoria de Wilson Messias, presidente do Sinditest da gestão que finda em janeiro/2012.

De modo mais ou menos explícito, Messias critica matérias publicadas pela nova diretoria 2012-2013 (Chapa 2) como carregadas de má fé e demagogia sobre o tema do ponto eletrônico.  E adianta sua posição quando a proposta for votada no COUN: "Dificultar qualquer negociação é pura demagogia. Como vamos justificar para a sociedade que trabalharemos 30 horas por semana sem qualquer controle do tempo da nossa jornada de trabalho? Percebam que nós, servidores públicos, já temos uma imagem negativa perante a sociedade."  Mais adiante ele confirma sua crença na aprovação da proposta pelo Conselho: "A jornada de 30 horas está logo ali, falta muito pouco para que todos possam usufruí-la."

Deve-se reconhecer um mérito na nota recém-publicada do presidente do Sinditest, agora também membro eleito do COUN.  Ele foi franco e deixa claro seu voto, a favor da adoção da jornada de 30 horas aceitando como contrapartida a implantação do controle eletrônico do ponto em toda a UFPR.  

Não vamos discutir aqui esse posicionamento.  Porém, ainda questionamos a notória falta  de diálogo dessa diretoria do Sinditest com sua base em forum apropriado (uma assembleia geral), em se tratando de uma negociação importante.  Desde o final da greve, em 26/09, mais nenhuma assembleia foi convocada para debater democraticamente o tema 30 horas + Ponto eletrônico.  Isso era muito custoso?  A adoção do ponto eletrônico poderia ser tranquilamente debatida, e possivelmente aceita pela maioria numa assembleia desse tipo, dessa maneira respaldando a liderança que negociava com a Reitoria.  Preferiram de novo a via da falta de transparência e da democracia sindical.

13 comentários:

maria do hc disse...

Com a palavra a Sra Carla presidente eleita da nova direção do Sindites. Quem precisa jogar frando agora é a nova Diretoria. Não adianta somente fazer barulho tem que argumentar. Vamos aguardar o Mudando os Rumos dos Ventos

maria do hc disse...

Desculpe os erros, mas estou tão aborrecida com essa situação que acabo até errando o português.
Mas o quero que dizer é que novamente fomos enganados em um processo eleitoral. ninguém jogou aberto e vi nas assembléias da greve muito pouco técnico argumentar esse assunto. A mais verdadeira foi a Guaracira. A pauta da nossa greve era nacional e saímos de uma greve sem nada. Essa história das trinta horas veio para tentar sair de uma greve com alguma migalha, não realizaram debates francos. Em todas as fotos dessa comissão apareceu a Dona Carla, e era ela que presidia as mesas da reuniões da categoria em greve. Agora terá que dar uma resposta, ou uma contra resposta ao Messias, pois ele já colocou a sua e bem clara. O Mudando o Rumo dos Ventos, só tem servidores novos de movimento. quero ver como administrarão isso.
Por isso eu na próxima eleição do Sinditest vou votar nulo, não dá para confiar em mais ninguém.

Revoltado com a lerdeza!!! disse...

Ok! Maria do HC. Enfim os rumos dos ventos vão mudar. Chega de assinar folha ponto e receber a desconfiança das chefias docentes que entendem ser os TA´s "subalternos despreparados". Chegou a grande conquista do Sr Messias e Sra Carla, juntamente com o Magnifico Zaki: "chegou o cartão eletrônico que revolucionará a massa trabalhadora da UFPR". Digo a grande massa dos TA´s, pois os docentes mal cumprem as horas de permanência, deixando os alunos na "mão", contando apenas com os monitores de turma, isso em muitos casos. Portanto. que seja estendida essa grande conquista do Sr Messias e Sra Carla aos docentes para que cumpram as horas permanência, melhorando em muito os índices da UFPR que são bons e ficarão ótimos.
Que venham as políticas neoliberais de diminuição de quadro efetivo de servidores e aumento de atribuições, diminuindo as verbas de custeio e aumentando a eficiência no "espelho do cartão eletrônico", pois na prática vamos aguardar por muito tempo, até descobrir que essa "conquista" foi um engodo!!!

Roberto disse...

Lamentável que o sindicato nem se dê ao trabalho de informar com algum detalhe como estão os debates das 30 horas dentro do Conselho Univ. São diretores do sindiato que ocupam cargos no conselho, eles tem agora computadores à disposição e não se dignam escrever uma nota, um email que infome toda a base. Imagine uma pessoa aí que esperava que tivesse transmissao pela internet da sesão do Conselho!!! Melhor esperar sentada... Quem apareceu mal na fita na internet, não quer saber de transparência, e os que se elegeram pro sindicato vão querer se arriscar?

Anônimo disse...

è por sso tudo senhores, que estmamos fffffffffffffffffffffff.

Observador Politico disse...

Escrever algumas palavrinhas sobre a conjuntura política UFPR, não levará a lugar algum, o essencial é ter atitudes condizentes com a realidade que possa efetivar soluções consistentes e solidas. Pois as soluções paliativas não levam a nada, ou seja, colcha de retalhos. Esta faltando e muito na categoria é vergonha na cara, pois não sabem ou não querem buscar as conquistas dos anseios, pois em sua maioria são acomodados e subservientes, se curvam e aceitam tudo que lhes colocam goela abaixo.
Em conseqüência disso vive a duras penas em sua realidade, ou seja, sentem pena de si próprios. A situação em que devemos ter decisões fortes e impactantes, para fazer valer-se institucionalmente, ou aceita as esporas e cabrestos que lhes são colocados.

FORMIGA ATÔMICA disse...

Roberto, esses infelizes que se elegeram conselheiros, nao sbem mexer com midia, omputador, e-mail, muito menos transmitir on line. Não esueça que a iniciativa de transmissão das assembleias de greve nao foi dos diretores do sindicato, mas do técnicos: Fernando Olivera e Paulo adolfo- Dodô. Preisa dizer mais alguma coisa?? Continuaremso ainda mais sem informações...buá, buá....

TROVÃO AZUL disse...

Cara Formiga Atômica... Cada rebanho tem o supervisor de acordo com o que entende e espera,se ganhou o conselho este tipo de TA"s para Representar a maioria é sinal que prefere o modelo ANTIGO DE INFORMAÇÃO... OU SEJA AGUARDAR pelo(panfleto escrito)como já estamos em pleno recesso de fim de ano...Novidades só em 2012. Ah!Já posso visualizar como será... Edição 001/2012 ( Em MARÇO) pois é quando o país recomeça. Em seu Editorial -------1-Discurso de agradecimento da chapa vencedora,(JÁ EMPOSSADA),2-Discurso de agradecimento da chapa que ganhou o COUN,3- Discurso de agradecimento da Ex- Diretoria dizendo quando irá prestar contas,afinal pelo Estatuto é em março,mas como o mês é festivo pelo inicio de trabalho dos novos dirigentes...mais tarde informaremos ,quem sabe no próximo panfleto, 4- Um texto irônico contra a OPOSIÇÃO que segundo eles perdeu nas urnas. E como encerramento...." ATENÇÃO ESTAREMOS POSTERIORMENTE INFORMANDO A QUANTAS ANDAM AS DIVERSAS DISCUSSÕES QUE SE INICIARÃO EM 2011 E AINDA AGUARDAMOS AGENDA PARA A RETOMADA DESTAS!!!DESCULPEM JÁ DEU PARA PERCEBER QUE EU PERCO QUALQUER COISA PACIÊNCIA INCLUSIVE ...MAS NÃO A ESPIRITUOSIDADE!!!

Berlusconi disse...

Grande análise TROVÃO AZUL!!! Estive rebuscando na memória os jornais de início das gestões anteriores e fiquei assustado com a comprovação da sua análise. Sempre o povo assume jogando "merda" na gestão anterior e como será a conduta da Sra Carla?
É uma incógnita, pois como jogará "merda" no Sr Messias, se junto obtiveram a grande vitória da implantação do "controle eletrônico biométrico" que revolucionará a administração de pessoal técnico administrativo da UFPR???
Sem sombras de dúvidas que novamente veremos os jornais do sindicato não informando nada de novidade e muito menos apresentando a tal Prestação de Contas, pois a alegação nesse primeiro momento será: "encontramos o caixa vazio" devido a longa greve de 2011 e que deu em nada devido ao trabalho da oposição!
Desse jeito não dá! A base precisa reagir ou se abraçar de uma vez com a APATIA e FALTA DE VONTADE em obter novas conquistas!

Anônimo disse...

E informações nada????? Afinal quem se manifestará para trazer qualquer novidade sobre a reunião do COUN que pelo jeito nem aconteceu????

Gato arisco!!! disse...

Anônimo, acho que você poderia nos auxiliar a obter informações entrando em contato com os Conselheiros, visto que estão todos trabalhando ardorosamente para bem representar a base.
Nos ajude e assim que conseguir informações concretas, poste aqui para que os demais servidores tenham conhecimento, mas veja lá hein!!! Reunião só ano que vem!!!

CLEUSA HC disse...

EITA QUEREM 30 HORAS...E TRABALHAR NADA.... CLARO QUE TEM QUE TER PONTO ELETRONICO, POIS TEM MUITO TA, que mesmo que tenha ponto eletronico, VAI CONTINUAR FAZENDO CORPO MOLE...OU SEJA VAI CONTINUAR NA MORDOMIA E NUM FAZER NADA......
QUERO VER ESSE POVINHO QUE TA SAINDO DA GESTAO ANTERIOR.... NERIS, WIRSOS KACHEL E MESSIAS, PARANA, LUIS FERNANDO..., WALTER ETC... SAO INUMEROS CASOS DE .....
QUERO ASSISTIR DE CAMAROTE E VER ESSE POVO TRABALHAR

Noel disse...

Certo Cleusinha. Tá na hora de trabalhar e a PROGEP tem que conferir detalhadamente esse tal controle eletrônico de todos os envolvidos, sem benesses pra meia dúzia de sempre.
Que venha o controle e vamos ver como as coisas ocorrem desde então!!!
Dá-lhe MESSIAS, o CARA!!!
Cara de pau é claro, rsrsssss!!!